Conhecida como “técnica fio a fio” e “transplante capilar sem cicatriz”, a Técnica FUE proporciona a retirada das unidades foliculares, uma a uma, de forma minuciosa, com o intuito de tratar a alopecia androgenética (calvície). Também pode ser utilizada em outros tipos de transplante, como o de barba, bigode e sobrancelha.
Diversos fatores causam o afinamento progressivo e crônico dos fios, assim como a queda de cabelo. A genética é uma das principais causas para esse ocorrido; porém, alguns hábitos podem contribuir para esse mal tanto em homens quanto em mulheres. Para tal, tratamentos podem amenizar o problema; mas como ainda não há cura através de medicações orais e tópicas, o transplante capilar (implante de cabelos da própria pessoa) torna-se uma excelente opção para a melhora da autoestima de diversos pacientes.
Com resultado muito mais natural, a Técnica FUE (Follicular Unit Extraction) segue o desenho original onde estavam os cabelos anteriormente à calvície, além de ser um procedimento sem cortes que não deixa cicatrizes visíveis. Com esse avanço tecnológico e desenvolvimento, é possível alcançar resultados altamente satisfatórios com implantes perfeitos.
Como é feito o transplante capilar com a técnica FUE?
O procedimento consiste em retirar as unidades foliculares uma a uma, com implante dos folículos na região receptora logo depois. As raízes são retiradas com punchs (instrumentos para a extração dos folículos que geram cortes de 1 milímetro) que auxiliam na retirada sem causar danos ao paciente. Os pontos em que foram retirados os bulbos se fecham, em média, no sétimo dia, resultando em uma rápida recuperação.
Avaliação médica e pós-operatório da técnica FUE
Como toda técnica cirúrgica, a FUE apresenta suas indicações e limitações. Por isso, faz-se necessária uma avaliação médica criteriosa.
Em relação a cirurgia e seu pós-operatório, a técnica não apresenta necessidade de corte linear para retirada de folículos; portanto, a cirurgia não gera pontos, cortes ou internação.
Indicação e vantagens da Técnica FUE
Indicada para calvícies pequenas, intermediárias, para cobertura de cicatrizes, e até mesmo para o transplante de sobrancelhas, bigode e barba, a Técnica FUE possibilita a extração de uma quantidade menor de unidades foliculares. A ausência de cicatriz linear é outra grande vantagem; ela se reitera e é facilmente camuflada pelos cabelos da área doadora. Pode-se retirar UFS (unidades foliculares) de outras regiões fora o couro cabeludo, como por exemplo, os pelos do tórax.
Ademais, não há restrições para cortes de cabelo; há a possibilidade de combinação dessa técnica com outras; e há uma rápida recuperação da área doadora.