A Intradermoterapia é um procedimento médico minimamente invasivo no qual são injetadas medicações e substâncias específicas na camada da derme do couro cabeludo, visando a melhora da circulação sanguínea local e consequentemente, o engrossamento e fortalecimento dos fios que evitam a queda capilar. Para resultados mais efetivos e casos mais graves de calvície, técnicas de microagulhamento (MMP – Microinfusão de Medicamentos na Pele) podem ser associadas ao tratamento com seringa.

Na Intradermoterspia, medicações são entregues em microdoses diretamente aplicadas no couro cabeludo, diminuindo o risco de efeitos colaterais se comparada ao uso das medicações por via oral. Essas medicações permanecem na derme por semanas, como uma espécie de reservatório, prolongando seu tempo de ação.

Sendo assim, são necessários intervalos entre sessões de 30 dias ou mais de acordo com a substancia utilizada e do protocolo indicado para cada paciente, que não precisa se afastar de suas atividades diárias durante a realização do tratamento.

O que é MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele) capilar?

Muito similar a Intradermoterapia, a Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP) é um método capaz de inserir medicamentos na camada média da pele através de uma máquina com microagulhas, em um movimento de “vai e vem” e com profundidade controlada, causando mínimos ferimentos que tornam a absorção dos componentes mais rápida, precisa e uniforme.

Indicada para casos de alopecia mais avançada, com a MMP é possível ter maior controle da quantidade de medicação injetada e do espaço entre as injeções, reduzindo o risco de compressão dos vasos sanguíneos – que pode levar a falta de oxigenação dos tecidos e à perda de cabelo. Também é possível controlar a profundidade das agulhas, causando sangramento mínimo e dor bem menor do que a da Intradermoterapia. Não se faz necessário o uso de bloqueio anestésico ou uso de anestésico tópico antes da MMP.

Indicações do tratamento de Intradermoterapia e MMP

A Intradermoterapia e a MMP são indicadas para pacientes que apresentaram falha no tratamento convencional com medicações usuais; servem também como tratamento complementar, buscando resultados mais rápidos; e também como tratamento isolado para pacientes que apresentam certo receio aos efeitos colaterais de algum medicamento via oral, por exemplo.

Quantas sessões são necessárias e após quanto tempo é possível verificar os resultados da Intradermoterapia?

Após a conclusão do tratamento capilar, são esperados até seis meses para reavaliar os resultados. Manutenções podem ser indicadas através de um novo ciclo de Intradermoterapia ou MMP, ou apenas manutenção em casa com tópicos – tudo depende da gravidade e do quadro de rarefação capilar do paciente.

Resultados visíveis podem ser notados após 6 sessões, podendo variar de acordo com cada objetivo e caso clínico.